Novo acordo de crédito para veículos do Bradesco deve gerar R$ 2 bi

SÃO PAULO - O Bradesco espera chegar a uma carteira de crédito de R$ 2 bilhões nos próximos dois anos de âmbito do acordo anunciado hoje para financiar as vendas de veículos Jeep, Chrysler, Dodge e RAM no Brasil, marcas dos segmento de SUV (Sport Utility Vehicle, em inglês).
 
No primeiro trimestre de 2015, o estoque de crédito de veículos do banco para pessoa física era de cerca de R$ 23,9 bilhões.
 
Em dezembro deste ano, o banco acredita que chegará à marca de R$ 100 milhões liberados em um só mês na parceria, afirma o diretor-executivo do Bradesco, Altair de Souza. "A venda de SUVs tem crescido independentemente do desempenho dos demais modelos", afirma o executivo. Nas contas do Bradesco, o segmento de SUVs compactos representava 4,7% das vendas de veículos no primeiro semestre de 2014 e passou a representar 8,7% no mesmo período deste ano. São considerados SUVs compactos o Freemont, da Chrysler, o Renegade, da Jeep, e o EcoSport, da Ford.
 
"O acordo reforça nossa posição em financiamento de veículos novos", diz Souza. Atualmente, o Bradesco é vice-líder do crédito a veículos novos, atrás dos bancos de montadora.
 
Segunda Souza, o Bradesco participou de um processo competitivo para levar o acordo, que envolveu a FCA Fiat Chrysler Brasil (FCA Brasil) e o Banco Fidis, ligado à montadora. As negociações vêm desde o ano passado. O acordo envolve, por enquanto, apenas o financiamento à aquisição de veículos, não o financiamento à produção e aos concessionários.
 
O Bradesco conta já com uma série de parcerias com montadoras - estratégia que dá ao banco a preferência em financiar os carros daquela marca. Na maior delas, o banco financia a compra de veículos comerciais da Ford desde 2002. Também tem alianças com Harley-Davidson, Scania (de veículos pesados), John Deere (de tratores) e CNH (de vepiculos para agronegócio, também ligada ao grupo FCA).
 
A parceria com montadoras também é adotada por concorrentes. O Itaú, por exemplo, financia a compra com veículos comerciais da Fiat. O Santander é parceiro da Renault-Nissan e da Hyundai. Parta da atratividade dessa aliança para os bancos está ligada à realização de promoções pelas montadoras em que a fabricante subsidia o juro da operação de crédito - as famosas "taxas zero".
 
Mesmo que a parceria posicione o banco em um segmento de veículos ainda em crescimento, Souza reconhece o momento difícil da modalidade neste ano. O estoque de crédito de veículos para pessoa física do Bradesco recuou 8% no acumulado em 12 meses encerrados em março.
 
"Se conseguirmos manter os níveis de desembolso do ano passado, acredito que será o suficiente para fazer o estoque da modalidade parar de cair", afirma. "Acreditamos que os consumidores estão retardando a decisão de trocar de carro, graças à queda na confiança e à renda apertada. Quando a economia der sinais de retomada, esses consumidores voltam ao mercado."

Data: 07/07/2015

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